terça-feira, 5 de junho de 2012

Obras de Aleijadinho

             Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, nasceu em Vila Rica, hoje Ouro Preto MG, por volta de 1730. Por volta de 40 anos de idade, começou a desenvolver uma doença degenerativa nas articulações. Não se sabe exatamente qual foi a doença, mas provavelmente pode ter sido hanseníase ou alguma doença reumática. Aos poucos, foi perdendo os movimentos dos pés e mãos. Pedia a um ajudante para amarrar as ferramentas em seus punhos para poder esculpir e entalhar. Demonstrou um esforço fora do comum para continuar com sua arte. Mesmo com todas as limitações, continuou trabalhando na construção de igrejas e altares nas cidades de Minas Gerais. 
         O artista teve o “privilégio” de ter vivido a idade do ouro, viu o apogeu da mineração (trabalho feito em sua maior parte por escravos) e, também, assistiu ao seu declínio. Foi contemporâneo de vários poetas, além de Tiradentes. Com a descoberta do ouro, no século XVIII, Minas Gerais tornou-se o principal centro econômico do país. Nessa época, o barroco brasileiro atingiu seu apogeu com o trabalho de muitos artistas mineiros.

Influenciado pelo barroco português, o movimento assumiu características próprias no Brasil, dando início efetivo à arte nacional. A principal produção, ligada à Igreja, foram esculturas de materiais tipicamente nacionais como madeira e pedra-sabão. O luxo daquela época ficou marcado através das construções religiosas, sobretudo na utilização de ouro para decoração interior.
Até a metade daquele século, esse tipo de arquitetura em Minas é considerada uma das mais pobres em relação ao restante do país. No entanto, movida pelo ouro e o gênio de muitos artistas, logo atingiu a vanguarda. Aleijadinho, então, viveu todo esse ambiente de intensa criação artística, agitação política e poderio econômico. Sendo assim, podemos assegurar que o lugar e a época contribuíram muito para que o artista esculpisse o seu nome para sempre na história artística do Brasil.



Fontes de pesquisa:   Sua Pesquisa, Colégio WebGirafamania

Acesse o roteiro de trabalho na página da 7ª Série 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao postar seu comentário, não esqueça de identificar-se!
Comentários sem identificação serão removidos.