segunda-feira, 19 de março de 2012

UNIFORME - A importância no desenvolvimento social

              É um item prático tanto para os alunos quanto para os pais, já que as roupas do dia a dia são caras e desgastam com facilidade. Sem contar o fato de que os alunos sempre buscam chamar a atenção de alguma maneira e a escola se torna um desfile de moda ao invés de um local de estudos. Além disso, o uso do uniforme vai evitar situações constrangedoras.

            Alunos da turma 61 dando exemplo....
                
 Os uniformes, além de padronizar os alunos ainda trazem as cores, o nome e o símbolo da escola. Tudo de fácil identificação para quando se olhar para a peça de roupa saber de que a escola o estudante é, isto serve para a segurança do aluno dentro e principalmente fora da escola.
             Apesar dos alunos não gostarem muito dessa padronização e às vezes darem um jeito de mudar a vestimenta, o uniforme é importante já que evita que a sala de aula se transforme em um local multicolorido que chame a atenção pelas roupas e não pelo conteúdo. Além disso, usar o uniforme faz com que  o aluno desenvolva o sentimento de um espaço, fazendo com que o aluno desenvolva o sentimento de pertencimento e que faz parte de forma ativa de um grupo e de um espaço, fazendo com que desenvolva um relacionamento social amigável com seus colegas e não de competitividade.
            Isso significa que o uso do uniforme serve para igualar todas as classes sociais dentro da escola não permitindo que ocorra distinção entre quem pode usar a marca x e quem não pode. Todos estão  lá para aprender independente da classe social, todos são iguais e é isso que os alunos devem aprender.


         Por isso, pais, o importante é que você incentive seu filho a usar corretamente o uniforme e tente fazer com que ele compreenda a importância do uso do mesmo.


(Fonte desconhecida. Adaptado pelo grupo de professores e direção da escola)

Um comentário:

Ao postar seu comentário, não esqueça de identificar-se!
Comentários sem identificação serão removidos.