segunda-feira, 26 de agosto de 2013

9º Passaporte da Leitura: Feira do Livro 2013 - Conhecendo Tino Freitas

Trabalho desenvolvido pela professora Elizete Terezinha Toneta em conjunto com as profes da Educação Infantil e das Séries Iniciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Belizário Peteffi.  
Esta atividade faz parte  do projeto Passaporte da Leitura, em preparação para a 29ª  Feira do Livro de Caxias do Sul que ocorrerá de 27 de setembro à 13 de outubro de 2013 em nossa cidade. Conta com o envolvimento de 12 turmas do turno da tarde desde a Educação Infantil até o 5º ano, totalizando 315 alunos e 22 professores.
Neste ano serão trabalhadas obras do autor  Tino Freitas.

OBJETIVO DO TRABALHO:

Desenvolver habilidades linguísticas, despertando e desenvolvendo o interesse pela leitura e aproximar a comunidade local da instituição de ensino.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  •  Compreender que a leitura é necessária para o desenvolvimento da escrita.
  • Identificar poesia como um dos tipos de texto.
  • Produzir e ilustrar textos em forma de poesia.
  • Construir normas de convivência.
  •  Produzir propagandas dos livros lidos.

CONHECENDO O AUTOR:

Tino Freitas é jornalista, músico, produtor cultural, escritor de livros
infantis. É natural de Fortaleza- CE. Em 1999, armou sua rede nas asas da
capital federal e entre um balanço e outro foi descobrindo e apaixonando-se
por trabalhar com crianças. Possui três livros publicados: “Brasília de A a Z,”
“Controle remoto” e “Cadê o juízo do menino?” ambos com ilustrações de
Mariana Massarani. Este último, selecionado como Os 30 Melhores Livros
Infantis do Ano pela Revista Crescer em 2010. Em suas apresentações
públicas – escolas, feiras do livro, praças, shoppings centers e teatros-, Tino
se cerca de livros, músicas próprias, contos populares e brinquedos cantados
encantando crianças e adultos num grande encontro com a fantasia.


LIVROS QUE SERÃO TRABALHADOS COM OS ALUNOS:


Tino Freitas e Mariana Massarani
Ed. Manati
Em versos rimados em bem-humorados, Tino Freitas conta a história de um menino que, de repente perdeu o parafuso que lhe dava juízo.
Com um parafuso a menos, ele sai dando gargalhadas, penteando o cabelo com a escova de dentes, assistindo às aulas de pijama e plantando bananeira entre outras confusões.
Junto ao texto, as ilustrações de Mariana Massarani completam, do começo ao fim, o ambiente lúdico das trapalhadas do menino.

Junto com o bebê, a cegonha traz um controle remoto. Que coisa prática para pais que ainda não entendem o que o filho está querendo dizer ou fazer! O bebê abre o berreiro e os pais entram em desespero? Basta apontar o aparelho para o menino e apertar a tecla SAP (Serviço de Ajuda aos Pais) para ver que ele só tenta dizer "QUERO COMIDA!". As outras teclas do controle também são muito práticas: STOP, PLAY, SLEEP, ALARM, MENU, REPEAT... O menino cresce sob controle. Vai tudo muito bem. Até que, um dia, a pilha do aparelho acaba...



sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Dividindo responsabilidades: O cuidado com o espaço escolar

Trabalho realizado pelos alunos dos oitavos anos na disciplina de Inglês. 
Orientados pela professora Mônica, os alunos fotografaram espaços da escola em determinados momentos que mostram o descuido com o espaço escolar. Após produziram cartazes com imagem e texto, em inglês, a fim de chamar atenção da comunidade para a maneira que estamos cuidando da nossa escola.

8º ano A
 


8 ano B


8 ano B from alfredopeteffi


8 ano C 


terça-feira, 13 de agosto de 2013

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

SEMINÁRIO DE LEITURA

https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRl0fThec8eZo3I5pHTeADwZumgxdBBBMQDoDY5Rla7VoI0Qvm1FQ

Após realizadas as leituras durante o trimestre, vocês irão compartilhar as informações sobre uma das obras lidas, conforme orientação em aula.
Para lembrar, abaixo estão as informações que vocês deverão postar nesse ambiente:

1. Nome da obra;
2. Autor;
3. Ano de publicação;
4. Personagens principais;
5. Personagens secundários;
6. Resumo da obra;
7. Comentário crítico.

Após publicado a tarefa, leiam o que os colegas de vocês compartilharam e comentem (pelo menos DOIS comentários!)

IMPORTANTEINSTRUÇÕES PARA A POSTAGEM DOS TRABALHOS

1. Os trabalhos deverão ser postados no espaço dos comentários logo abaixo. Não esqueça de logar-se como Anônimo  e identificar sua postagem através do seu nome e turma. 
2. Para comentar o trabalho do colega, clique em responder logo abaixo do trabalho que você irá comentar.


Bom trabalho!


Prof. Karina