sexta-feira, 26 de abril de 2013

28 de abril - Dia da Educação


http://jornalgospelnews.com.br/wp-content/uploads/2012/04/dia-da-educacao.jpg


Hoje é dia de destacar a importância do valor social que devemos dispensar à formação acadêmica. Hoje é o Dia da Educação.

E uma boa forma de celebrar esse data é reforçar à sociedade, aos segmentos organizados, aos empresários, às lideranças religiosas e às autoridades do ensino a importância do empenho de todos na promoção de atividades que incentivem a interação família-escola-comunidade para a melhoria do ensino público.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

22 de abril - "Descobrimento" do Brasil

Link da imagem: http://imagens5.hospedagemdesites.ws/datas/descobrimento-do-brasil/descobrimento-do-brasil%20(16).jpg





Cabral não foi o primeiro a chegar no país...

Em dezembro de 1498, uma frota de oito navios, sob o comando de Duarte Pacheco Pereira, atingiu o litoral brasileiro e chegou a explorá-lo, à altura dos atuais Estados do Pará e do Maranhão. Essa primeira chegada dos portugueses ao continente sul-americano foi mantida em rigoroso segredo. Estadistas hábeis, os dois últimos reis de Portugal entre os séculos 15 e 16 - D. João II e D. Manuel I - procuravam impedir que os espanhóis tivessem conhecimento de seus projetos.

Pouco depois do retorno de Vasco da Gama a Lisboa, em agosto de 1499, D. Manuel I, em parceria com investidores particulares, organizava uma nova expedição para Calicute. Decidido a impressionar o monarca local, ou a convencê-lo pelas armas, o rei enviava agora uma expedição ostensivamente rica e poderosa, composta de 13 navios com uma tripulação estimada entre 1.200 e 1.500 homens.


Seu comando foi confiado a um fidalgo de 33 anos, chamado Pedro Álvares Cabral. A bordo, estavam presentes alguns dos mais experientes navegadores portugueses, como Bartolomeu Dias, o mesmo que dobrou o cabo da Boa Esperança, atingindo pela primeira vez o oceano Índico.

A partida da armada de Cabral foi programada para 8 de março de 1500, embora tenha sido adiada para o dia seguinte, devido ao mau tempo. Uma cerimônia espetacular foi organizada na ocasião pelo rei de Portugal. Toda a população de Lisboa - cerca de 60 mil pessoas - foi convocada para assistir a ela, o que era uma forma de oficializar o pioneirismo português no caminho da Índia, assegurando para o reino luso os direitos do comércio com o Oriente.


Cabral chega ao Brasil

Rumo ao Ocidente, a frota chegou às ilhas Canárias cinco dias depois da partida e dirigiu-se para o arquipélago de Cabo Verde, onde uma nau desapareceu no mar. Após tentar em vão encontrá-la, o comandante decidiu seguir a viagem. Cruzou a linha do Equador a 9 de abril, seguindo uma rota para o sudoeste que avançava nessa direção, comparativamente ao caminho seguido por Vasco da Gama.

No entardecer do dia 22 de abril, ancorou em frente a um monte, batizado de Pascoal, no magnífico cenário do litoral Sul do atual estado de Bahia. Antes de continuar a viagem para a Índia, os navegantes permaneceriam ali até o dia 2 de maio, tomando posse da terra, "em nome de d. Manuel I e de Jesus Cristo".

Assim, a chegada de Cabral ao Brasil é dois anos posterior à de Duarte Pacheco. Além disso, o atual território brasileiro já era habitado desde tempos pré-históricos. Cinco milhões de índios espalhavam-se particularmente ao longo do litoral, em 1500.

Por isso é preciso relativizar a idéia de que ocorreu um descobrimento a 22 de abril. Na verdade, a data marca a tomada de posse das terras brasileiras pelo reino de Portugal, o que significa a integração do país no contexto da história européia e global.



Cabral chegou ao Brasil por acaso?

Durante muitos anos, um outro aspecto da viagem de Cabral provocou polêmica: a chegada dos portugueses ao Brasil teria ocorrido devido ao acaso?

Atualmente, à luz dos fatos conhecidos, a teoria da intencionalidade já conta com o aval da ciência.

Em primeiro lugar, porque D. Manuel já estava informado a respeito da viagem de Duarte Pacheco e da chegada de Colombo ao Caribe, bem como recebera informações da viagem de Vasco da Gama, que observara indícios de terra firme ao passar ao largo da costa brasileira a caminho da Índia.

Além disso, vários outros elementos concorrem para aumentar as probabilidades da hipótese de Cabral ter outra missão a realizar no Atlântico, antes de seguir para o oceano Índico. Entre outros, podem ser citados:



  • 1) as instruções confidenciais transmitidas pelo rei ao capitão-mor da armada, que jamais se tornaram conhecidas;
  • 2) a permanência da frota na terra por uma semana, demora que não se justificaria caso o único objetivo de Cabral fosse atingir rapidamente Calicute; e
  • 3) o grande interesse demonstrado em conquistar a simpatia dos indígenas brasileiros. A esquadra de Cabral deixou no Brasil dois degredados, com o objetivo de aprender a língua dos índios e recolher informações sobre o seu modo de vida.

A chegada ao Brasil, o desembarque e a estadia dos portugueses na terra foram documentados por vários integrantes da expedição, que escreveram cartas ao rei relatando os fatos. Somente três desses depoimentos chegaram até a atualidade. A "Carta de Achamento do Brasil", de Pero Vaz de Caminha, escrivão da armada, é o mais rico em detalhes.


Leia mais em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/descobrimento-do-brasil-cabral-nao-foi-o-primeiro-a-chegar-ao-pais.htm
 

domingo, 21 de abril de 2013

21 de abril - Tiradentes


Link da imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhEmgOZqNtUbkGfNw1WM9PbgdPWZeh3nddsBb46wL6O4H686cHIZTYBkq5MKrqEXgW-yXTPPYB6ptSnB34cH869Q-0qxTsqMiKHiHJrWC2rBvzYy7R0rG0iNEHBkLKHfo729ccKwfcm5A/s1600/tiradentes2.jpg


No dia 21 de abril comemora-se o dia de Tiradentes. Joaquim José da Silva Xavier, nasceu na Fazenda do Pombal, entre São José (hoje Tiradentes) e São João Del Rei em Minas Gerais, no ano de 1746, tornou-se o mártir da Inconfidência Mineira.

O apelido de Tiradentes veio da profissão de dentista que exercera com muita responsabilidade, mas o ofício que mais lhe promoveu foi o de soldado, integrante do movimento da Inconfidência Mineira - que o levou à morte em praça pública, por enforcamento e esquartejamento.

A Inconfidência Mineira foi um abalo causado pela busca da libertação do Brasil diante da monarquia portuguesa, ocorrendo por longos anos, no final do século XVIII.


sexta-feira, 19 de abril de 2013

Por que o dia 19 de abril é o Dia do Índio?

http://amazonia.org.br/wp-content/uploads/2012/08/ind%C3%ADgenas.jpg

           
Em 1940, o 1º Congresso Indigenista Interamericano, reunido em Patzcuaro, México, aprovou uma recomendação proposta por delegados indígenas do Panamá, Chile, Estados Unidos e México.
                 Essa recomendação, de nº 59, propunha:
1. o estabelecimento do Dia do Índio pelos governos dos países americanos, que seria dedicado ao estudo do problema do índio atual pelas diversas instituições de ensino;

2. que seria adotado o dia 19 de abril para comemorar o Dia do Índio, data em que os delegados indígenas se reuniram pela primeira vez em assembléia no Congresso Indigenista. Todos os países da América foram convidados a participar dessa celebração.
Pelo Decreto-lei nº 5.540, de 02 de junho de 1943, o Brasil adotou essa recomendação do Congresso Indigenista Interamericano. Assinado pelo Presidente Getúlio Vargas e pelos Ministros Apolônio Sales e Oswaldo Aranha, e o seguinte o texto do Decreto:
O Presidente da República, usando da atribuição que lhe confere o art. 180 da Constituição, e tendo em vista que o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, reunido no México, em 1940, propôs aos países da América a adoçãqo da data de 19 de abril para o "Dia do Índio", decreta:
Art. 1º - considerado - "Dia do Índio" - a data de 19 de abril.
Art. 2º- Revogam-se as disposições em contrário.

A recomendação de institucionalização do "Dia do Índio" tinha por objetivo geral, entre outros, outorgar aos governos americanos normas necessárias à orientação de suas políticas indigenistas. Já, em 1944, o Brasil celebrou a data, com solenidades, atividades educacionais e divulgação das culturas indígenas. Desde, então, existe a comemoração do "Dia do Índio", às vezes, estendida por uma semana, a "Semana do Índio".



Contribuição Cultural e Realidade Atual dos Índios Brasileiros

TRABALHO DE HISTÓRIA
Link da Imagem: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/91/Brazilian_indians_000.JPG/300px-Brazilian_indians_000.JPG

Objetivo:
Promover situação de aprendizagem que envolva a valorização da presença indígena na formação do povo brasileiro (miscigenação) e sua contribuição em diversas áreas: social, cultural econômica e política.

 
Pesquisa Orientada:

  1. Pesquisar sobre a contribuição cultural e a realidade atual dos índios brasileiros a partir da visita dos sites selecionados abaixo.
  2. Produzir um texto sobre o assunto pesquisado.
  3. Salvar o trabalho no editor de texto e enviá-lo a pasta pública.
  4. Não esquecer de criar cabeçalho e citar as fontes de pesquisa.


Sites Recomendados:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=631920
   

quarta-feira, 17 de abril de 2013

18 de abril: Dia de Monteiro Lobato e do Livro Infantil



http://subindonotelhado.com.br/wp-content/uploads/2011/04/sitio-10.jpg

 
O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.

Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.
Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio

  Em suas obras, Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, negrinho de uma perna só; a Cuca, uma jacaré fêmea muito malvada; e outros. Também enriqueceu suas obras com obras literárias da mitologia grega, bem como com personagens do cinema (Walt Disney) e das histórias em quadrinhos.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgVSCtDDW2rSvJUhrHEAey4jrQlxKuuGRdapEGssFJ91YDn9WQ4O_uW9Yx9KaqYEiPKTFcWWM-rxQkaIGWRhxUdijNA7IMXaUYRTBuUN6Nky7IXpV031pEt12YHE7_rqJ4COVIaPNZHd-v6/s320/personagens_sitio.gif


Dentre seus principais personagens estão D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, cozinheira que preparava famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho cor-de-rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias. 

Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.


sexta-feira, 12 de abril de 2013

Aprendendo Gráficos.

O projeto  desenvolve habilidades que auxiliam na compreensão de conceitos de diversas disciplinas. Então ao desenvolver este trabalho com as oitavas séries, na pesquisa, organização de dados e confecção de tabelas, utilizou-se o LIE como uma forma de expressar estes conhecimentos.
O trabalho foi muito proveitoso, pois a pesquisa baseou-se nas vivências dos alunos. 

Abaixo, os  resultados.
Professora responsável: Simone Tonietto   


Turma 81



Turma 82 
 

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Paisagem natural e paisagem cultural

" tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança, é a paisagem " Milton Santos 1988
 
Paisagem natural é aquela formada pelos elementos naturais: montanhas, rios , florestas, etc... É uma paisagem natural porque, não tem nenhuma modificação feita pelo homem.
Paisagem Cultural é aquela que já sofreu algum tipo de modificação pela ação humana como construções de casas e estradas, indústrias, pontes, túneis e muito mais.



As turmas 61 e 62 apresentam seus trabalhos realizados na aula de Geografia onde diferenciaram, através de desenhos, os tipos de paisagens.


segunda-feira, 1 de abril de 2013

1º de Abril - Dia da Mentira


http://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&docid=3wLgziPtWDdFFM&tbnid=7V1MBiTdwVVF0M:&ved=0CAUQjRw&url=http%3A%2F%2Fimagens.us%2Fdatas%2Fdia-da-mentira%2Findex.php%3Fimagem%3Ddia-da-mentira%2520(11).gif%26tag%3Dnovas&ei=UbAwUZDHMZHo9gTH44DQAg&bvm=bv.43148975,d.eWU&psig=AFQjCNGzp9psshpuJlIhhbpzqMjpIIZl3Q&ust=1362231418733075



              Desde que o mundo é mundo, as pessoas mentem. Seja uma mentirinha boba, seja um mentirão daqueles, o fato é que, mais dia, menos dia, todo mundo conta uma lorota. E por vários motivos: pra se dar bem, não deixar o outro chateado... Só para você ter uma ideia, segundo pesquisas, nós falamos, pelo menos, umas dez mentiras por dia, mesmo sem perceber. Sabe quando você encontra a sua amiga e diz que o cabelo dela está "liiiiiindo", mas, na verdade, acha que ela simplesmente não tem espelho em casa ou que o cabeleireiro da fofa está em greve? Entendeu? 

Algumas curiosidades sobre ela, a mentira, aquela que tem a "perna curta".

            O dia da mentira é conhecido no mundo todo. Mas tudo começou lá no século XVI, na França. Nessa época, o ano novo era comemorado durante uma semana (de 25 de março a 1º de abril, que era o dia em que mudava o calendário). Porém, quando o rei Carlos IX decretou que o ano começaria em 1º de janeiro, houve um certo período de adaptação. Muita gente, para se divertir, começou a fazer convites para festas que não iriam acontecer, mandavam presentes esquisitos, tudo isso no dia 1º de abril.A partir daí, esse virou o dia da mentira.

O boneco de madeira virou o símbolo máximo dos mentirosos! Depois que o carpinteiro Gepetto o constrói e ele ganha vida, seu maior sonho é transformar-se em um menino de carne e osso. Só que Pinóquio vivia contando lorotas e, a cada mentira, seu nariz crescia mais e mais. Já pensou se todo mundo fosse assim? Haja narigão passeando por aí...